WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes
Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento.
Sendo assim, se você está sempre em busca de inovações e preza por um atendimento de alta qualidade em sua oficina mecânica, este post traz dicas preciosas e algumas estratégias imbatíveis sobre como usar o WhatsApp para o atendimento.
Por onde começar com o WhatsApp para oficinas?
A primeira dica de todas é trocar o aplicativo convencional e instalar o chamado WhatsApp Business no smartphone, que é uma versão adaptada para criar contas profissionais.
Isso não altera em nada o número ou contatos já registrados. Vai apenas mudar o aplicativo e ganhar mais funcionalidades.
E por falar nisso, o WhatsApp Business para oficinas mecânicas vai permitir:
- criar mensagens automáticas sempre que algum cliente entrar em contato;
- incluir imagens e catálogos de serviços no perfil;
- cadastrar informações úteis, como endereço, horários de funcionamento, atuação, etc.;
- criar etiquetas e organizar grupos de contatos, conforme assuntos tratados.
E como usar o WhatsApp para oficinas mecânicas?
Com a versão mais adequada instalada no telefone, vamos a algumas dicas práticas de como melhorar o seu atendimento via WhatsApp e tornar a oficina mecânica mais profissional e com credibilidade.
Invista na imagem profissional
Mesmo que você utilize o WhatsApp para assuntos pessoais, lembre-se que este canal também deve tratar de questões de trabalho e criar um relacionamento de confiança com os clientes.
Logo, a dica é evitar fotos e mensagens inadequadas para um perfil comercial e, de preferência, investir em uma imagem que transmita segurança e credibilidade para quem está do outro lado.
Sendo assim, atente-se sempre às fotos publicadas ou, se preferir, escolha imagens do estabelecimento, da equipe, do logomarca etc.
Crie um catálogo e cadastre informações
Para usufruir ao máximo dos diferenciais que esta versão oferece ao usuário, faça a divulgação dos catálogos de serviços e produtos, e assim mantenha completa todas as informações do negócio.
Basta ir nas configurações do WhatsApp e preencher todos os dados do estabelecimento, como endereço, horário de funcionamento, serviços prestados, site etc.
Já para o catálogo, a dica é criar imagens chamativas e objetivas (há sites gratuitos para isso) e publicá-las nas configurações do WhatsApp Business também.
Defina uma mensagem automática
No WhatsApp Business é também possível cadastrar mensagens automáticas, que serão enviadas sempre que os clientes fizerem contato.
Além de transmitir uma imagem mais profissional, essa ferramenta possibilita otimizar o primeiro contato com os clientes, mesmo que você esteja ocupado naquele momento.
Ou seja, você pode, por exemplo, criar desde mensagens mais simples, informando que entrará em contato assim que possível, até informações mais completas com outros números para cada setor da oficina, link para agendamentos de serviços, entre outros.
Organize seus contatos com etiquetas
Como destacamos mais acima, um dos diferenciais do WhatsApp Business para atendimento eu sua oficina mecânica é a possibilidade de criar etiquetas para cada contato.
Ou seja, você pode separar novos clientes dos antigos, somente os marcando com essas etiquetas. O mesmo vale para qualquer outro tipo de organização que você ache necessária.
Além de organizar melhor, isso também otimiza a comunicação, podendo disparar mensagens direcionadas para cada perfil de cliente.
Utilize listas de transmissão
Uma funcionalidade muito útil em seu WhatsApp para oficinas é a lista de transmissão, que nada mais é do que uma lista única de disparo para a mesma mensagem.
Ou seja, você poderá enviar mensagens privadas para cada contato de uma única vez. Para isso, basta ir nas configurações do app, criar uma nova lista de transmissão e selecionar as pessoas que farão parte dela.
Dicas e cuidados importantes para usar melhor o WhatsApp para oficinas
Para finalizar, enumeramos também alguns conselhos imprescindíveis na hora de usar o WhatsApp para oficinas mecânicas e evitar que o aplicativo deixe de ser uma solução eficiente e se torne algo inconveniente para os clientes.
Sendo assim, tome tais cuidados:
- não crie grupos coletivos com clientes sem a devida autorização;
- evite disparos de mensagens constantes e com muita frequência;
- revise sempre o texto e as imagens antes de disparar as mensagens;
- utilize o aplicativo apenas para fins comerciais;
- cuidado com a escrita e a linguagem utilizada nos áudios.
Essas são algumas dicas essenciais sobre como usar o WhatsApp para oficinas mecânicas para melhorar o atendimento e o relacionamento com os clientes. Agora, com todos os conselhos destacados acima, é hora de colocar em prática e utilizar o aplicativo profissionalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário